12º Passo

“12. Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.”

Este Passo dará início a um novo hábito de relacionamento que nos aproximará daqueles que estão passando pelos mesmos problemas que já estamos superando a quem a vida aproximar de nós pelas mais variadas razões. Chegou a nossa vez de nos tornarmos um “espelho”. Atingiremos a interdependência: colaboramos nos processos de cura e ao mesmo tempo observamos nos recém-chegados situações que não mais desejamos a nós, reforçando nosso compromisso pessoal de recuperação ao passar a ajudar aos demais; na famosa estratégia do Vence-Vence.

Neste Passo também fazemos da prestação de serviço (trabalho servidor) um ato de gratidão pela mudança vivenciada através de nossos esforços e com a orientação dos companheiros, padrinho/madrinha e do Poder Superior. Ajudamos outras pessoas também a se encontrarem e a “chegar lá”. Não deixamos mais os outros sozinhos e desse modo também nunca mais seremos sozinhos. Trocamos definitivamente antigos comportamentos de sobrevivência pela vida plena.

Sugestão de Ferramenta de Recuperação:
Estar entre companheiros novos e antigos.

%d blogueiros gostam disto: