Fechar um Ciclo, Recomeçar um Ciclo

O ano de 2017 está a poucos dias de seu término. Para alguns, é o momento de celebrar as conquistas vividas e alcançadas. Para outros, é a vivência do sentimento de dias que ao se encerrarem, não terão feito falta ou deixado saudade. Para outros tantos, apenas mais um ano que se encerrou, sem nada demais a acrescentar de bom ou mau.

Se estamos vivos, os problemas podem aparecer de forma quase natural a qualquer um, mas há uma diferença entre as qualidades de problemas que cada indivíduo tende a experienciar em maior ou menor grau em sua vida. Como dito pelo psicanalista Carl Jung, “a vida de uma pessoa é característica daquela pessoa”.

Assim como os meses do ano, o Programa baseado nos passos de AA possuem Doze etapas. A analogia é quase que imediata; a cada mês, a ideia de um respectivo passo a se trabalhar. Não será jamais a garantia de se encerrar o período de um ano de modo a ter se tornado um ser-humano “perfeito”, mas, certamente nos tornaremos possivelmente pessoas melhores do que costumávamos ser. Que ganho! Nós agradecemos. Nossos familiares, amigos, colegas e conhecidos agradecem. Entregamos nossa contribuição para uma sociedade e um mundo mais saudável baseado na mudança daquilo que somos capazes: nós mesmos.

O ciclo de encerrar uma etapa de crescimento – baseado na ideia do ano que passou – pode nos ofertar assim um inesperado sentimento de gratidão. E o ano vindouro nos proporcionará novas situações que testarão nossas recém-adquiridas ferramentas de recuperação e novos “eus” trabalhados em passos, tradições, conceitos e lemas; fazendo-nos crescer ainda mais. Agradeça, agradeça.

Que ao terminar desse ano, o estudo e compreensão de cada um dos Doze Passos tenha colaborado para que antigos problemas tenham sido deixados para trás permitindo que a vida nos traga suas surpresas, talvez até mesmo na forma de novos problemas, quem sabe elevados agora a noção de desejados desafios que ajudem a nos manter no ritmo positivamente crescente em nosso processo de recuperação. O ano terminou, mas nós continuamos!!!

3 comentários em “Fechar um Ciclo, Recomeçar um Ciclo”

  1. Achei o texto muito bem redigido pois tem muitas verdades Do que acontece em nossas vidas no mundo que vivemos, Parabéns a autora do texto porque além de um texto verdadeiro é muito inteligente

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s