O Tempo Revelador

29 de Dezembro Os eventos reveladores da vida podem ou não ser bem-vindos, mas se eles são favoráveis ou não só saberemos com a plenitude do tempo. (Robin Norwood, livro Meditações Diárias para Mulheres que Amam Demais)

É mais ou menos de conhecimento geral que o Programa de Doze Passos se baseia na premissa da Serenidade por 24 horas. Ou, Só Por Hoje. Não é solicitado aos seus participantes a assinatura de um grande contrato ou o acerto de um compromisso pré-determinado de certo tempo. Pede-se apenas a atenção e o controle a um dia de sua vida de cada vez em relação ao motivo que tenha indicado a pessoa a frequentar tal grupo de mútua ajuda. Vitória, encontramos um programa acessível e simples.

“Vitória, como assim? Veja no que irei participar a partir de agora. Que ruim.” – É um pensamento possível nesse primeiro momento.

Dia após dia passamos a visitar reuniões para falarmos sobre nossos desafios pessoais e ouvirmos outras histórias que invariavelmente se assemelham com as nossas próprias em algum aspecto. “O remédio entra pelo ouvido e sai pela boca” nos ensinam. Se existe algo que possivelmente cause embaraço em Salas de irmandade anônimas NÃO são propriamente os relatos que falamos mas o fato que contamos histórias pessoais tão universais, repetitivas, com explicações freudianas conhecidas! Nosso sofrimento nos traiu, descobrimos: aquela dor que ”só” nós mesmos sabíamos o quanto nos dilacerava agora aparece presente com pequenas variações na vida de tantos outros indivíduos desconhecidos. Vitória, o passar do tempo nos revela que nossos segredos talvez não sejam tão sombrios assim.

Falha-se, a famosa recaída. O que se espera de nós? Que reconheçamos a falha, voltemos a frequentar as reuniões e a praticar as ferramentas do Programa do tipo de Grupo ao qual aderimos. As recaídas ainda ocorrerão por certo tempo, mas a espaços temporais cada vez mais crescentes. Vitória, o passar do tempo nos revela nossas próprias mudanças, nos tornando hábeis a nos autoanalisar, tornando nossos comportamentos mais previsíveis a nós mesmos assim nos ofertando a chance de aplicar um livre-arbítrio mais adequado a nossa própria sanidade, interesses e serenidade.

Frequentando reuniões, se conhecendo melhor, aprendendo a interromper os gatilhos da dependência ou comportamentos destrutivos de uma vida equilibrada, uma certa magia (ou seria Lei da Atração? Ou a vontade de um Poder Superior a nós mesmos como cada um o concebe?) começa a encontrar espaço para acontecer. Começamos a identificar companheiros de sala como amigos e criamos (ou recriamos) uma vida social, nos equilibramos emocionalmente, percebemos a chegada de oportunidades na vida e nossa autoestima nos indica como aptos a buscá-las, um círculo virtuoso toma forma e ganha força a nos beneficiar por períodos cada vez mais extensos. Vitória, o Programa de 12 Passos começa a mostrar seus efeitos práticos na vida em geral, extrapolando as Salas.

Finalmente, algumas das frases e textos de reflexão comuns – e um tanto misteriosos – nas salas de mútua ajuda finalmente se tornam compreensíveis: nossos mais insondáveis problemas viabilizaram algumas das mais bonitas soluções de nossas vidas. Nunca ouviu falar nisso ou discorda? Tudo bem, continue voltando para conhecer o segredo que está na próxima reunião. Será na entrega ao tempo que este tipo de vitória exclusiva e pessoal se definirá e manifestará. Permita que o tempo a revele, só por hoje.

3 comentários em “O Tempo Revelador”

    1. Olá! Não somos um grupo, apenas fornecemos informações sobre o grupos disponíveis.
      Procure um grupo de mútua ajuda que acredite ser útil para sua situação em seu Estado.
      “Devagar se vai ao longe”, abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s