Décimo Segundo Passo – Dezembro

Décimo Segundo Passo do programa de recuperação de AA –  “12. Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.”.

O Programa de Doze Passos nos promete que ao seguirmos compromissadamente, encontraremos a serenidade. Nada mais. E justamente porque tantas pessoas realizam esse propósito, a programação de AA é considerada mundialmente como uma boa opção para a recuperação de diversos tipos de dependência química, emocional e comportamental.

As pessoas que entram em uma sala de doze passos NUNCA entram porque estão felizes demais, realizadas demais. As pessoas chegam nesses locais porque seus problemas alcançaram níveis tão alarmantes que não sabendo mais o que fazer; até mesmo aceitar ir até lá. E por que esses problemas são revertidos ao longo do tempo e muita dedicação é que se passa a frequentar a sala com alegria. Como não desejar compartilhar seu sucesso com os companheiros mais novos, recém-ingressados? É um comportamento que se torna natural.

Algumas formas de praticar o 12º Passo:

  • Simplesmente ir a uma reunião e partilhar como o programa influenciou positivamente sua vida e incentivar os companheiros a retornarem sempre;
  • Trabalhar voluntariamente nas reuniões;
  • Trabalhar voluntariamente nas reuniões de intergrupo;
  • Distribuir materiais de divulgação e participar dos comitês de informação ao público;
  • Participar dos outros possíveis comitês (literatura, eventos, etc);
  • Participar das ações externas promovidas pelo grupo (visitas a presídios, visitas a eventos de SIPAT em empresas, depoimentos a programas de rádio e tv, etc);
  • Contribuir com a 7ª tradição quando a sacolinha passar durante a reunião para ajudar a sala a ser manter aberta e em bom funcionamento;
  • Criar e participar de blogs, listas de Whatsapp e páginas de redes sociais.

Nessa fase, em gratidão a tudo o que recebemos gratuitamente da programação de AA, passamos a doar nossas experiências voluntariamente às outras pessoas e essas atitudes nos retornam positivamente com o sentimento do propósito anterior de nossos problemas: nos conduzir a uma vida melhor e ajudar os outros a conseguir o mesmos aos sermos nós os espelhos dos novos que entram sofrendo nas Salas. A cada 24 horas, a programação funciona para alguém.

Legenda: na mente quieta a intuição encontra voz.

NA OPINIÃO DO BILL 29, A gratidão deveria ir à frente: “A gratidão deveria ir para frente, nunca para trás”.”Em outras palavras, se você levar a mensagem a outros, estará pagando da melhor maneira possível a ajuda que lhe foi prestada”.”Nenhuma satisfação tem sido mais profunda e nenhuma alegria maior do que um trabalho do Décimo Segundo Passo bem feito. Contemplar os olhos de homens e mulheres se abrirem maravilhados, à medida que passam da escuridão para a luz, ver suas vidas se encherem rapidamente de um novo propósito e significado, e acima de tudo vê-los despertados para a presença de um Deus amoroso em suas vidas – essas coisas constituem a essência do que recebemos, quando levamos a mensagem de A.A”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s